Artistas católicos: como viver bem o tempo de quaresma?

Artistas católicos: como viver bem o tempo de quaresma?

A quaresma é o tempo litúrgico que a Igreja vivencia e nos motiva à busca da conversão diária. É o tempo de preparação para a páscoa na qual refletimos a morte e ressureição de Cristo. Inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e conclui-se na Quinta-Feira Santa, com duração de 40 Dias.

BAIXE GRÁTIS O livro que é considerado o Manual do Artista Católico | Luiz Carvalho

O Catecismo da Igreja Católica diz que: “Os tempos e os dias de penitência ao longo do ano litúrgico (o tempo da quaresma, cada sexta-feira em memória do Sacrifício do Senhor na cruz) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias).”1. Isso quer dizer que para vivermos bem esse tempo é necessário rezarmos e nos avaliarmos, e em espírito de oração ouvir a voz de Deus nos orientando e nos motivando a buscarmos a viver a prática da penitência, do jejum e realizarmos obras de caridade e de misericórdia.

O Papa Francisco nos dá uma dica valiosa, nos dizendo que: “A Quaresma deste Ano Jubilar deve ser vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus. Quantas páginas da Sagrada Escritura se podem meditar, nas semanas da Quaresma, para redescobrir o rosto misericordioso do Pai! Com as palavras do profeta Miqueias, podemos também nós repetir: Vós, Senhor, sois um Deus que tira a iniquidade e perdoa o pecado, que não Se obstina na ira mas Se compraz em usar de misericórdia. Vós, Senhor, voltareis para nós e tereis compaixão do vosso povo. Apagareis as nossas iniquidades e lançareis ao fundo do mar todos os nossos pecados (cf. 7, 18-19).”2 Ou seja, O papa nos exorta a sermos os primeiros a vivermos dessa experiência da Misericórdia com o Pai para que depois levemos também essa misericórdia aos outros, nos convida a partilha fraterna.

BAIXE GRÁTIS O livro que é considerado o Manual do Artista Católico | Luiz Carvalho

Devemos desejar interiormente querer essa conversão e mudança de vida nesse tempo propício e nos dado por Deus. A Sagrada Escritura, no Evangelho de São João3, nos impele a buscar isso na luz do Espírito Santo, onde Jesus diz a Nicodemos que é necessário nascermos de novo, mas no Espírito, que nos purifica, nos santifica e nos transforma em novas criaturas.

Artistas, você deseja essa mudança de vida? Então, nesse tempo de quaresma, é necessário que você clame sobre si o batismo no Espírito, e peça para que os frutos sejam derramados em sua vida. Ore e peça também que Ele te liberte das paixões da carne, das más inclinações, da tendência ao mal. Deseje viver essa experiência profunda com a Misericórdia de Deus, porque o Senhor deseja transbordar essa misericórdia, na quaresma, através do seu tocar, cantar, atuar, pintar e partilha de vida.

Por fim, para viver bem esse tempo é preciso lutar diariamente contra o pecado e acreditar que a graça de Deus te sustenta. É preciso “cristificar” nossas vidas para que cada vez mais sejamos parecidos com Cristo na certeza de que na Ressureição nos tornaremos novas pessoas, nascidas de novo na graça e misericórdia de Deus.

BAIXE GRÁTIS O livro que é considerado o Manual do Artista Católico | Luiz Carvalho

 

Por Rafaela Cassimiro, Membro da Comunidade Recado

 

Referências

1.  Cat, parágrafo 1438.

2. Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Misericordiae Vultus, 17. (11 de abril de 2015).

3. Evangelho de São João, capítulo 3, versículos do 1 ao 8.

 

 

CLIQUE AQUI para descobrir porque esse texto não foi feito só para você e como ele pode chegar à sua cidade INTEIRA!