Artista: não fique parado nesse Advento

Artista: não fique parado nesse Advento

No tempo do Advento, o Papa Francisco nos indica três simples atitudes para que possamos encontrar a Deus, são elas a oração, o louvor e a caridade. Em suas palavras, o Advento, “é um tempo para caminhar e ir ao encontro com o Senhor, isto é, um tempo para não ficar parado”.

A palavra advento tem sua origem no latim adventus indica chegada, vinda. Tal designação pode nos fazer pensar em espera, mas não indica que essa espera é inativa. Por esse motivo, as palavras do Papa são válidas para nós, que esperamos, mas não parados, e sim indo e buscando o encontro com o próprio Deus.

Enquanto artistas, nossa espera não pode ser inativa, não pode ser “de qualquer jeito”. Precisamos estar em ação esperando Aquele que vai chegar: o Senhor. E, de acordo com o Pontífice, a oração, o louvor e a caridade são ações importantes que nos levam a esse encontro e fazem com que nossa espera gere em nós ação e, assim, não fiquemos parados.

Na qualidade de cristãos, precisamos buscar uma vida de oração de forma “vigilante”, assim como nos indica o Papa. Ele nos pede também a prática da caridade não apenas no que diz respeito a dar esmolas, mas na caridade fraterna, sendo caridoso com aqueles que porventura nos causem incomodo de alguma forma. Ainda temos a atitude do louvor exultante, que nos convida à alegria de louvar ao Senhor pelo que Ele é.

Além das atitudes citadas anteriormente, o Papa Francisco nos indica que Deus “é o Senhor das surpresas” e, indo ao seu encontro, o encontraremos e descobriremos que Ele já vinha ao nosso encontro antes. Como artistas, mais do que tocar e cantar nas missas ou fazer apresentações de arte referentes a esse tempo litúrgico, devemos vive-lo com uma profunda vida de oração e de louvor constante. Também precisamos viver o Advento com caridade, não apenas com aqueles que buscamos evangelizar, mas com aqueles que servem conosco.

Preparemo-nos para o Natal com uma arte repleta de oração, louvor e caridade. Com essa “fórmula”, viveremos as “surpresas” de Deus.

 

Por Cláudia Pessoa, Membro da Comunidade Recado.

 

 

Referência

Juana, Álvaro de. Papa Francisco propõe 3 atitudes para ir ao encontro de Deus no Advento. Acidigital. Disponível em: <www.acidigital.com>. Acesso em: 29 nov 2016.

 

 

CLIQUE AQUI para saber o que é possível fazer pela arte católica no Brasil.