Artista: como descobrir sua missão pessoal?

Artista: como descobrir sua missão pessoal?

Para descobrir sua missão, muitos esperam receber uma revelação do céu como se o dedo de Deus devesse aparecer, com relâmpagos e trovões, para lhe indicar a via a seguir. Sem dúvida, muitos personagens da história receberam os sinais de sua missão. Pensemos nos profetas da Bíblia, Isaías, Elias, Amós, por exemplo, ou ainda Joanna d’Arc, que entendeu a voz de Deus para salvar a França.

Mas a revelação da missão pessoal se faz geralmente mais discreta, através de muitos subterfúgios. Assim, você redescobrirá um livro que tinha deixado na biblioteca ou encontrará por acaso uma pessoa falando um assunto cativante; se inscreverá em um curso, sem muito interesse inicialmente, ou aprenderá em um workshop; ou aceitará uma tarefa que, à primeira vista, parecerá ir além das nossas capacidades; ou ficará doente, ou terá um acidente ou viverá um divórcio. Poderá também ser testemunha de uma situação social dolorosa que mova profundamente sua alma. Todos esses acontecimentos lhe forçarão a mudar de vida.

A missão pode também se assinalar não pelos sinais exteriores, mas pelos apelos da alma que você tenderia a negligenciar e mesmo a ignorar: ruminações persistentes, aversão por um trabalho, desejos conscientes, fantasmas fugazes, antigos sonhos, interesses constantes etc. No dia em que finalmente você parar para reler entre estes, todos aqueles sutis movimentos interiores e decifrar os vários sinais, encontrará a sua missão, um pouco como se você tivesse seguido cegamente uma trilha e fosse conduzido através dela em um labirinto para os acontecimentos da vida.

Às vezes, o desejo profundo de sua alma o colocará de uma maneira mais convincente. Ela tomará então a forma de um claro apelo, de uma emoção perturbadora, de uma inspiração repentina, de uma ideia emocionante, de um relâmpago de gênio, de uma ocasião inesperada, de um reencontro imprevisto, de uma situação social provocante etc.

Santa Teresinha, em seus escritos, fala que encontrou sua missão pessoal dentro do Carmelo. Ao ler uma passagem na Bíblia das epístolas de São Paulo, ela encontra uma resposta para seus anseios e sente dentro de si um chamado particular que a atrai: “Sem desanimar, prossegui com minha leitura e esta frase aliviou-me: 'Aspirai também aos carismas mais elevados. Mas vou mostrar-vos ainda uma via sobre todas sublime'. E o apóstolo explica como todos os mais perfeitos dons não valem nada sem o amor… Então, na minha alegria delirante, exclamei: Ó Jesus, meu Amor… enfim, encontrei minha vocação! Minha vocação é o amor!”.1 Dentro do “ser artista” também existe uma missão particular, baseada em seus talentos, dons, valores, traços de personalidade, características que as pessoas comentam de positivo sobre você, seus objetivos etc. Victor Frankl afirma claramente: “cada um possui uma vocação ou uma missão específica na vida[...] de tal sorte que ela é única e sua vida não pode jamais ser reproduzida".

Algumas perguntas são fundamentais para nortear a procura de sua missão pessoal:

1- Quais são seus talentos e habilidades?

2- Defina seus principais valores.

3- Determine seus objetivos.

 

Fontes bibliográficas:

- MONBOURQUETTE, Jean. À chacun sa mission – Découvrir son projet de vie, pg. 20-22, 2006. Novalis.

- http://www.mrcoach.com.br/blog/missao-pessoal-nao-da-para-nao-ter.

 

1. TERESA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE. Manuscrito B [3v], Obras Completas. São Paulo, Loyola, 1997.


Waleska Bezerra - Compromissada da Comunidade Recado


Quer fazer a evangelização acontecer no seu ministério? Então CLIQUE AQUI. Quer saber como ela pode chegar o mundo inteiro?! CLIQUE AQUI