Aprender a amar com Jesus

Aprender a amar com Jesus

Hoje, inicio o texto com um trecho de uma música da Vocação Recado, “mas lembro, Tu nos conheces, Tu estás presente em cada irmão ferido e vacilante, já que insistes em amar, Tu insistes em nos amar.” A letra nos leva a uma reflexão de que Deus está presente em cada um de nós. Tal reflexão, embora seja algo já sabido por muitos, é, muitas vezes, esquecida no meio de nós, somando-se a isso vem os julgamentos e as intolerâncias aos irmãos.

É sempre mais fácil apontar o outro, culpar o outro, menosprezá-lo, criticá-lo, não ter tempo para ele ou não ter misericórdia com suas dificuldades e fraquezas. Achamo-nos autossuficientes, e nesse ciclo vicioso, vamos nos fechando em nós mesmos, acreditando que nem eu e nem o irmão tem algo para acrescentar um ao outro.

Isso nos mostra que esquecemos que também fazemos parte desse “cada irmão ferido e vacilante”, mas que mesmo assim Jesus insiste em nos amar, pois Ele não veio para os sãos, como podemos ver na Bíblia em Mc 2, 17 [...] “Não vim chamar os justos, mas os pecadores.” Madre Teresa de Calcutá dizia: “Se você julga as pessoas, você não tem tempo para amá-las.” Quanta verdade há nessa frase de Madre Teresa. Vendo a vida de Jesus, em nenhum momento ele julgou, apenas amou pura, livre e desinteressadamente.­­­

Que possamos aprender com Jesus a amar aqueles que Ele escolheu para caminharmos juntos, seja a sua família, as pessoas do seu trabalho, do seu grupo de oração, do seu ministério ou aquela pessoa que sempre pega o mesmo ônibus que você. Deus nos chama a amar primeiro, adiantemo-nos, pois, a amar; despojemo-nos das críticas e dos conceitos pré-formados; façamos o exercício de enxergar o próprio Deus que habita no outro, a agir de acordo com o Espírito Santo, o Educador da nossa alma, a edificar o irmão, como vemos em Rm 15, 2 “Cada um de vós procure contentar o próximo, para seu bem e sua edificação.” Afinal, Jesus, “Tu insistes em nos amar”.

 Por: Victorya Vieira Gois - Membro da Comunidade Recado

CLIQUE AQUI para saber o que é possível fazer pela arte católica no Brasil.