Aonde se encontra a Ressurreição?!

Aonde se encontra a Ressurreição?!

Somos humanos, fracos, falhos, pecadores. Sim, nós somos! Mas somos também divinos. Fomos criados à imagem e semelhança da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Nesta Semana Santa, somos convidados a refletirmos a Paixão, morte e Ressurreição de Jesus. Contudo, está na hora de termos um olhar diferente para a dor e o sofrimento de Jesus – o olhar da Ressurreição!

A ressurreição começa a ser gerada no sim que Jesus deu a cada dia. Ela está presente também no Horto das Oliveiras quando Jesus diz: “Pai, se possível afasta de mim este cálice. Contudo, seja feita a Vossa vontade e não a minha.” A Ressurreição está na subida ao calvário, quando em suas quedas Jesus se levanta e continua, não desiste. A Ressurreição está no alto da cruz e se concretiza ao terceiro dia quando o sepulcro é encontrado vazio!

Sim! A cada dia estamos, como Judas, entregando Jesus pelas trinta moedas de prata do nosso orgulho, de nossas vaidades, da nossa desobediência e infidelidades, da nossa falta de esperança, dos nossos julgamentos, pelas nossas feridas não curadas que nos fazem muitas vezes, desacreditar. Temos entregado Jesus pelas trinta moedas de prata dos nossos vícios lícitos: uma mentirinha aqui, um deixar de fazer o que é de minha responsabilidade ali, pelas palavras que nos escapolem quando estamos com raiva, pelas desculpas que damos, pelo bem que deixamos de fazer, pela ausência de amor... pelos vícios ilícitos: pela droga que se usa de vez em quando só pra esquecer um dia ou uma situação ruim, pelo uso do álcool desregrado, desenfreado que faz  desaparecer a dignidade, pela sexualidade banal e desregrada que torna o ser humano, objetos vazios de alma e de amor.

Mas é preciso compreender também que a conversão que se espera deve ser na mesma proporção da que se busca para si mesmo e que a conversão não é somente no tempo da quaresma, mas é diária e para a vida toda!!! Quantas vezes nós deixamos de acreditar na conversão dos irmãos e, mesmo diante dos pequenos passos que cada um consegue e pode dar naquele momento, estamos sempre, de alguma forma, esperando uma mudança perfeita e nos esquecemos que somos imperfeitos.  A verdadeira conversão é simples, pequena e às vezes, até imperceptível aos olhos que se encontram presos ao passado. Talvez a conversão que você espera acontecer na vida de um irmão é a que falta acontecer em você!

A mudança do seu olhar, o acreditar mesmo visivelmente parecendo irreal, o seu olhar de louvor, que se alegra pelos pequenos passos dados e que não desiste na primeira, segunda, terceira ou quantas quedas vierem a acontecer... Jesus caiu três vezes na subida ao calvário, e em nenhuma delas, ele parou na condição de pecadores que somos. Levantou-se e seguiu determinado a fazer a vontade do Pai, nos dar a salvação!

Nesta Semana Santa caminhemos verdadeiramente ao lado de Jesus em nossa verdade e fixemos o nosso olhar na ressurreição que se manifesta a cada passo dado. Busquemos a conversão do nosso coração, mas também do nosso olhar e nosso agir. Queiramos ver para além da dor e do sofrimento, queiramos ver para além dos nossos pecados e misérias. Que a ressurreição aconteça dentro de cada um de nós! E que a ressureição também possa acontecer na vida dos nossos irmãos pelo olhar e o amar com o Amor Misericordioso do Pai que se faz em Cristo Jesus!

Santa Semana Santa!!!

 

Laianne Viana, membro compromissada da Comunidade Recado.