A natureza é uma arte?

A natureza é uma arte?

A natureza, tal como a conhecemos, é fruto direto da ação criadora de Deus. Deus Pai a desejou, planejou e executou segundo a sua própria vontade. A mãe-terra não é uma deusa ou algum tipo de divindade, é, na verdade, nossa irmã perante o Criador, e tudo o que vem de Deus, carrega em sua essência traços de Deus.

A arte está relacionada à expressões e manifestações de ordem estética, segundo o dicionário Michaelis, é a capacidade que tem o ser humano de criar o belo, como produto da ação individual, do gênio e da sensibilidade do artista, valendo-se de sua faculdade de inspiração e exteriorização dos sentimentos.

O que seria a natureza então, se não o belo criado por Deus, a expressão de toda a sua sensibilidade e a exteriorização do Artista? A natureza é criação de Deus, portanto é a expressão direta de sua arte. Não é à toa que, de maneira muito simples, ao silenciarmos e contemplarmos a Criação, conseguimos encontrar com O Artista.

Diante da exuberância e, ao mesmo tempo da simplicidade; da grande força e também suavidade; de sua beleza no todo e também nos detalhes, nos deparamos com diferentes características de Deus, e podemos vê-Lo em cada manifestação pura de sua obra. São tantas cores e nuances em apenas um pôr-do-sol, tantos sons em uma mata, tantas texturas diferentes em rochas e plantas que nós, com nossas mentes limitadas, por mais que tentássemos, não chegaríamos nem perto de criar algo com tamanha complexidade e perfeição.  

O Senhor é o maior artista, e privilegiados somos nós, por habitarmos e sermos parte de sua obra-prima por amor, e assim podermos encontrá-Lo nos pequenos detalhes e na imensidão de sua arte.

 

Por Rayssa Miranda, membro da Comunidade Recado.