A Arte de ser fiel

A Arte de ser fiel

"Para ser grande, sê inteiro: nada

        Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

        No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

        Brilha, porque alta vive." (Ricardo Reis - Heterônimo de Fernando Pessoa)

 

Segundo o dicionário, o conceito de fidelidade está relacionado com zelo ou cuidado por algo ou alguém. Refere-se também a ação de cumprir as obrigações e/ou compromissos que foram assumidos com outra pessoa. Quando nos reconhecemos como artistas, reconhecemos também um compromisso que nos foi estabelecido por pura graça. Um presente que nos foi dado por Deus. Um ato de amor. Um convite ao ofício da Cocriação.

Artista católico, você tem sido fiel ao seu chamado? Você tem tido zelo com o presente que você recebeu? Tem tido zelo com as pessoas que podem ser alcançadas pelos frutos desse presente? Você tem cumprido o seu compromisso de ser um comunicador da Beleza? Você tem se doado de forma inteira e verdadeira, como nos sugere o poema anterior? Você tem se preocupado em ser grande para Deus ou você só se preocupa em ser grande para os homens? Você tem se preocupado em viver em comunhão com o Alto, para que sua arte brilhe em cada lago? Pense e, sobretudo, reze com estes questionamentos! 

"Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhes o alimento no momento oportuno. Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, na sua volta, encontrar procedendo assim! Em verdade vos digo: ele o estabelecerá sobre todos os seus bens." (Mateus 24, 45-47).

 

Por Alexandre Reis, Membro da Comunidade Recado.

 

 

Referência

Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br>. Acesso em: 9 dez. 2016.

 

 

 

CLIQUE AQUI para saber o que é possível fazer pela arte católica no Brasil.