A Arte de mergulhar na Quaresma

A Arte de mergulhar na Quaresma

"Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma. Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas." (Sl 138, 14-15)

 

Estamos vivendo o Tempo Quaresmal. Tempo em que nós, cristãos, somos convidados a intensificar a pratica da oração, do jejum e da penitência. E quando o assunto é esta última palavra, sempre esbarramos na seguinte pergunta: Qual será a nossa penitência para este Tempo?

 

Fazendo uma análise da etimologia de "penitência", chegamos a raiz latina "penitus", que significa "interiormente, profundamente, muito dentro, na parte mais íntima"(*). Certa vez, Pe. Sérgio, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, aqui de Fortaleza, disse: "O 'penitus' é um mergulho profundo na nossa consciência. E, lá no fundo, encontramos Deus. É lá onde Ele nos fala o que é bom e o que é mau. Não existe penitência sem esse 'penitus'". Portanto, a penitência nasce nesse mergulho que fazemos em nosso próprio ser, no Templo do Espírito Santo (cf. I Coríntios 6, 19). Lá dentro, na sala mais íntima, encontramos o Espírito de Deus, que nos orienta e nos informa a Sua vontade.

 

Artista católico, o Tempo Quaresmal já anda a passos largos e a Paixão vem surgindo no horizonte. Você está fazendo a sua penitência? Já experimentou mergulhar no fundo da sua consciência para encontrar-se com o Artista que lá habita? Faça a experiência do "penitus" e descubra o que Ele quer para a sua vida neste tempo. Descubra qual é a Arte que Ele quer propor a você! Aproveite este momento de mergulho e não saia nem para pescar!

 

"Não saio de dentro de mim nem pra pescar." (Manoel de Barros)

 

* Fonte: Latin Word Study Tool

 

http://www.perseus.tufts.edu/hopper/morph?l=penitus&la=la&can=penitus0

 

Por Alexandre Reis, Membro da Comunidade Recado

 

 

Quer fazer a evangelização acontecer no seu ministério? Então CLIQUE AQUI. Quer saber como ela pode chegar o mundo inteiro?! CLIQUE AQUI