5 passos para chegar à excelência em sua arte, unindo técnica e unção!

5 passos para chegar à excelência em sua arte, unindo técnica e unção!

“Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”. (Fl 3, 16)

 

Quando o artista tem, em sua vida, a experiência com o amor de Deus, sua sensibilidade natural é também tocada e faz necessário buscar um equilíbrio entre aperfeiçoar cada vez mais sua arte, e dedicar tempo à busca de uma intimidade maior com Deus. A técnica e a unção precisam crescer proporcionalmente, sem exageros ou faltas, lado a lado, pois, diante do encontro particular com o Amado, nascem o desejo do coração e o impulso de servi-Lo, dando sempre o melhor.

Buscar aderir ao plano do Pai deve ser o princípio básico de toda e qualquer iniciativa artística. Viver somente “a arte pela arte”, sem Deus, nos faria cair em uma estética superficial – “ai de mim se eu não anunciar o evangelho” (I Cor 9,16).

Para ajudar aqueles que estão no processo de busca da excelência em sua arte, há cinco passos primordiais:

- Buscar uma vida de oração constante para ter intimidade com Deus – escolher o melhor horário do dia para fazer sua oração pessoal, meditando a Palavra.

- Conversar com um amigo ou formador e partilhar como está – ou não está – conseguindo viver sua espiritualidade.

- Deixar que o Espírito Santo desenvolva sua criatividade – seu dom deve ser totalmente permeado pela unção.

- Estudar sempre mais os aspectos técnicos, teóricos, práticos e intuitivos de sua arte, fazer cursos, buscando se aperfeiçoar na área.

- Colocar em atividade seu dom, na prática, com técnica e unção, deixando sua experiência com Deus transbordar em cada ação.

(...) É por isso que aprendi que nós, artistas de Cristo, podemos anunciar a Palavra de Deus, com qualidade, técnica e, o mais importante, com o Espírito Santo, pois toda forma autêntica de arte é, ao seu modo, um caminho de acesso à realidade mais profunda do homem e do mundo.1

Enfim, um bom termômetro para saber se você está indo no caminho certo é se questionar: “sou bom naquilo que faço?”, “em que preciso melhorar?”, “o que preciso mudar para chegar a excelência?”, “estou conseguindo crescer no meu relacionamento com Deus?”. Diante das respostas dadas à luz do Espírito Santo, caminhe trilhando metas, sabendo que se Deus lhe deu um dom artístico, Ele espera que você chegue a excelência naquilo que faz e, com isso, faça de sua vida um louvor.



1. MATTOS, Luciano. A Arte do Teatro na Evangelização. Editora Santuário, pg. 140, 2006.

 

Por Waleska Bezerra, Membro Compromissado da Comunidade Recado.

 

Você acha que está faltando mais formação para os artistas católicos? Então CLIQUE AQUI e temos uma solução para te apresentar.