5 dicas para ministrar louvor

5 dicas para ministrar louvor

Antes de pensar em dicas de como ministrar um louvor, devemos ter a clareza de que ser ministro de louvor é uma graça de Deus, ou seja, é Deus quem nos dá, depende dEle e só Ele pode fazer através de nós.

 

Dica 1: Pedir o auxílio do Espírito Santo

Como esse ministério depende da graça de Deus, é necessário que tenhamos uma comunhão com o Espírito Santo, pois é Ele quem irá preparar todo o terreno, é Ele quem conduzirá todo o momento do louvor e que abrirá os corações. O ministro deve viver uma vida de oração constante para que não cometa o erro de ministrar o momento de forma humana. Não é possível ministrar sem o auxílio do Espírito Santo, por isso, peçamos a Deus essa graça todos os dias.

 

Dica 2: Saber acolher as pessoas

Essa dica é muito valiosa e importante, pois o ministro de louvor tem que ser ágil para acolher as pessoas com alegria, através do canto, gestos e palavras. O ministro deve contagiar as pessoas fazendo com que elas saiam de si mesmas, perdendo a timidez, a vergonha e o cansaço, para que elas se voltem para Deus, sem perder o foco.

Mas é preciso ser sábio e tomar cuidado com a forma que usa as palavras para que não corra o risco de criar barreiras nos corações das pessoas. É necessário ser canal da graça de Deus, pois muitas dessas pessoas podem ter um encontro com Deus nesse momento.

 

Dica 3: Ter conhecimento musical

É muito importante que o ministro tenha um conhecimento musical para que não prejudique o andamento do louvor, no entanto, isso não quer dizer que, para ministrar um louvor, é necessário ser músico. O ministro deve passar as músicas antes para o ministério de música para que eles as estudem.

Não é necessário ficar trocando de música o tempo todo. Pode ser escolhida apenas uma música ou duas. Depende muito do tipo de reunião.

 

Dica 4: Oração do louvor

Em um momento da condução, é importante que o ministro motive as pessoas a levantar a voz para louvar a Deus com suas palavras, mas sempre conduzindo o momento pedindo para que louvem a Deus pelo que Ele é.

É imprescindível que as pessoas reconheçam quem Deus é através do louvor, é um elo de amor entre Criador e Criatura e isso alegra o Coração de Deus.

 

Dica 5: Confiança

O ministro de louvor acima de tudo deve confiar em Deus, porque tudo depende dEle. Ele deve ser dócil e sensível às inspirações do Espírito Santo, deixando que o próprio Espírito dê suas moções durante todo o momento.

O que não pode acontecer, é a confiança em si mesmo, porque isso impede a ação do Espírito Santo, não podem haver, portanto, barreiras para a condução do louvor.

 

Por fim, espero que essas dicas contribuam para a eficácia da ministração do louvor e que através da moção do Espírito Santo, muitos corações possam ser conquistados. Caso sinta-se confortável, envie-nos sua experiência enquanto ministro de louvor ou eventuais dúvidas para que possamos esclarecê-las.

 

Por Rafaela Cassimiro, Membro da Comunidade Recado.

 

 

 

Você acha que está faltando mais formação para os artistas católicos? Então CLIQUE AQUI e temos uma solução para te apresentar.