4 dicas para quem toca instrumento musical

4 dicas para quem toca instrumento musical

A música é um dom que nos foi concedido por Deus. Ele é o primeiro músico desde o princípio. Quando tocamos, cantamos ou compomos uma música para Deus, devemos fazer com todo amor e de todo coração, entregando a Ele tudo o que somos e temos, e colocando-O no centro do nosso ministério e da nossa música, principalmente no centro de nossas vidas, pois só assim teremos o poder de tocar a alma das pessoas que nos ouvem, levando-as a viver uma experiência com o Cristo Ressuscitado. Seguem algumas dicas para quem toca um instrumento musical:

BAIXAR DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Dica 1: Tocar o instrumento com o auxílio do Espírito Santo

Tocar um instrumento é dom e graça de Deus e, para isso, é necessário pedir o auxílio do Espírito Santo para que Ele toque, através de nós, e nos inspire a melhor forma de conduzir o instrumento, derrubando as barreiras que existem em corações endurecidos.

Mas, se deixarmos a nossa humanidade e carne conduzir o instrumento que tocamos, corremos o sério risco de impedir que as pessoas unam seu coração ao coração de Deus, possivelmente causando bloqueios.

É extremamente importante que o músico busque uma vida de oração constante e seja um só com o Espírito Santo, a fim de que muitas almas alcancem a salvação.

BAIXAR DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Dica 2: Afinar o instrumento

O instrumento deve estar sempre afinado, para que não ocorra a desarmonia na música. Podem-se utilizar vários métodos diferentes de se afinar os instrumentos. Mas, é necessário saber duas coisas: conhecer o instrumento que toca e treinar o ouvido para assim afinar de forma precisa.

Atualmente, existem aplicativos de smartphone que funcionam como afinador, por exemplo, o aplicativo Soundcorset. Isso pode ajudar os que tocam violão, mas é importante cuidar do instrumento que tocamos, independente de qual seja, para que tenha um melhor aproveitamento.

Se o objetivo é salvar almas, quanto mais afinado o instrumento é possível emitir sons de melhor qualidade, pois as pessoas mesmo sendo leigas no assunto, só de ouvir elas conseguem identificar quando o instrumento está desafinado.

BAIXAR DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Dica 3: Atenção com os estilos musicais empregados

Existem diversos estilos de músicas católicas. Além do mais, Deus quer usufruir desses estilos para que, por meio deles, possamos contemplar a Sua glória.

Porém, precisamos pedir o discernimento ao Espírito Santo na escolha da música, pois alguns estilos podem não ser adequados ao tipo de missão realizada. Por isso, devemos levar em consideração o público alvo para o qual estamos evangelizando, por exemplo, ao tocar em uma missa, além da assembleia que irá participar da missa, é importante levar em conta quais músicas são litúrgicas e usar de discernimento em sua execução.

Jamais devemos esquecer que nós, músicos, somos um só com o Espírito Santo, e Ele pode nos auxiliar e nos inspirar na escolha do estilo musical e claro, o qual agrada mais o coração de Deus.

BAIXAR DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Dica 4: Estar em sintonia com quem canta

Aquele que toca também deve rezar pelos irmãos que cantam, pois é imprescindível que todos estejam unidos em só coração e espírito.

O músico que toca o instrumento deve ter conhecimento e técnicas necessárias, principalmente entender sobre tonalização, pois o irmão que canta muitas vezes prefere utilizar uma tonalidade diferente daquela que está na música, usando um tom mais confortável e a qual está mais familiarizado.

Devemos estar sempre atentos à voz de quem canta para que, no momento oportuno, estejamos preparados para fazer os ajustes em sintonia com essa voz.

 

Por fim, busquemos cada vez mais intensificar as nossas orações e aprimorar os nossos conhecimentos musicais para que assim possamos melhor servir a Deus e tocar de maneira profunda o coração das pessoas. Que possamos permitir que muitas almas sintam e conheçam Deus através da nossa forma de tocar e maneira de cantar.

BAIXAR DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Por Rafaela Cassimiro, Membro da Comunidade Recado

 

 

CLIQUE AQUI para descobrir porque esse texto não foi feito só para você e como ele pode chegar à sua cidade INTEIRA!