3 dicas para aprender um novo instrumento musical

3 dicas para aprender um novo instrumento musical

Antes de querermos aprender a tocar um instrumento musical é necessário conhecer esse instrumento o qual escolhemos, seja ele o violão, o cavaquinho, a flauta, o violino, entre outros. A escolha do instrumento vai além do que vemos é uma escolha de coração onde você vai identificar a sonoridade desse instrumento, o que o som desse instrumento gera dentro de você.

É necessário manusear esse instrumento dentro do ambiente católico sempre em clima de oração, pedindo ao Espírito Santo que toque através de nós para que Ele produza as mais belas harmonias e melodias. Caso contrário, instrumento sem oração não faz efeito e não toca os corações de quem nos escuta.

Se quisermos aprender um novo instrumento musical é necessário, além da oração, vivenciar e experimentar as seguintes dicas:

Dica 1 – Conhecer o Instrumento Musical.

Conhecer o instrumento não é só em referência a sua sonoridade, mas também engloba como ele foi produzido, qual o tipo de material, qual a sua marca e modelo e principalmente, conhecer suas partes, por exemplo, no violão sabemos que suas partes são: mão, tarraxas, pestanas, braço, caixa acústica, cavalete e corda. Esse é o primeiro passo para conhecer bem seu instrumento, depois é só conhecer a sonoridade do instrumento e perceber o que ele gera dentro de você e se te dá prazer de aprender.

Dica 2 – Procurar um professor pra te ensinar.

Essa dica é muito importante para aprimorar os estudos nesse novo instrumento musical. Existem na internet muitos professores que oferecem vídeo-aulas de diversos instrumentos, ensinando passo a passo de como manusear, tocar, estudar, é uma forma de aprender.

Se você é autodidata, sugiro que procure uma escola de música ou um conservatório onde você possa investir no seu aprendizado. Esse aprendizado engloba não somente o conhecimento do instrumento, mas também a teoria musical, melodia, harmonia, conhecimento das notas que formam uma bela canção.

Dica 3 – Estudar.

Qualquer pessoa que queira aprender um novo instrumento, seja com conhecimento musical ou não, precisa buscar um tempo para estudar muito. O interessante seria estudar 1 hora por dia e utilizando todos os recursos necessário e claro, aquele que estiver ao seu alcance. O estudo do novo instrumento é uma forma de aprimoramento. De fato, quem estuda se sentirá seguro para tocar em retiros, missões ou em qualquer lugar que Deus enviar.

 

Por fim, como já dito anteriormente, o mais importante é rezar sempre, confiando e entregando a Deus o dom de tocar para que Ele se manifeste através de nós e possa tocar muitos corações com as mais belas harmonias e melodias. Mas, antes de querermos aprender um novo instrumento, sejamos nós, esse novo instrumento nas mãos de Deus, pois é Ele quem faz nova todas as coisas.

 

Por Rafaela Cassimiro, Membro da Comunidade Recado