3 coisas que podemos aprendemos com Zaqueu

3 coisas que podemos aprendemos com Zaqueu

A encantadora história de Zaqueu demonstra muitas coisas que vão além das palavras do Evangelho. Todas as vezes que leio esse trecho do evangelho de Lucas (Lc 19, 1-10), no meu coração desperta a alegria de como um encontro verdadeiro e disposto com Deus pode mudar nossas vidas.

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

A primeira coisa que aprendo é que Deus conhece a cada um de nós. Zaqueu, mesmo sendo aos olhos do povo de Jericó um pecador, desprezível, indigno de receber Jesus em sua casa e o “menor” entre todos os que seguiam a Cristo é visto por Deus. O Filho do Homem o reconhece, em meio à multidão, aquele homem em cima de uma árvore, pois não conseguia ver Jesus, porque era de baixa estatura. Jesus viu aquele coração, talvez, constrangido com seus erros, mas disposto a Ele. Pois isso irmãos, nos é necessário acolher a misericórdia de Deus e nos reconhecermos indignos, porém, acima de tudo, necessitados Dele.

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

A segunda aprendizagem com Zaqueu é o desapego! Esse é o nosso grande desafio de salvação. Desapego de pessoas, bens materiais, orgulho, vícios e tantas outras coisas que cada um, em sua particularidade, sabe. Os despojamentos de todos os “pacotes” que carregamos é essencial em nosso processo de salvação. Zaqueu não perguntou a Jesus o que deveria fazer para reparação dos seus erros e salvação. O encontro com Jesus foi a chave para o coração de Zaqueu saber o caminho a seguir. Zaqueu é corajoso e diz ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". Jesus, então, lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa!”.

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

É possível obter uma terceira aprendizagem com Zaqueu. É ela a existência de um vazio que somente Deus preenche. Zaqueu mesmo sendo rico e, muito provavelmente, reconhecendo não ser um homem justo, sente no coração esse desejo de encontrar Jesus. De alguma forma, ele reconhece a realeza de Cristo, pois, sendo rico, integrante do governo e chefe dos publicanos, poderia simplesmente solicitar a presença de Dele. Mas ele foi humilde e apenas tenta observar à distância. Zaqueu foi dócil ao Espirito Santo que dizia ao coração para seguir a Cristo.

Que, também nós, sejamos dóceis ao bom pastor que veio para os doentes e não para os sãos!

BAIXAR MÚSICA CATÓLICA DE GRAÇA - "ENSINA-ME TUA MÚSICA" - AGORA

Por Greicy Coelho, Membro da Comunidade Recado

 

 

CLIQUE AQUI para saber o que é possível fazer pela arte católica no Brasil.