10 passos para ser feliz!

10 passos para ser feliz!

O mundo anda triste. Em 2030 a depressão será a doença mais comum na população mundial (dados da OMS). Se pararmos para observar as pessoas, vamos perceber a indisponibilidade delas ao outro e consigo mesmas. Para muitos, até sorrir “custa” muito. É multifatorial o que interfere a tão desejada felicidade: fator econômico, social, vida afetiva, educação, história de vida, saúde, clima, raça, gênero, forma de encarar a vida, espiritualidade, religiosidade entre tantos outros.

Nenhuma condição da vida humana é determinante, mas o equilíbrio entre todos estes. Afinal, não haveria pessoas ricas cometendo suicídio. E como alcançar esse equilíbrio? Ah, aí está o grande segredo! Todas as mudanças começam em nós. Deus precisa de nossa disponibilidade para realizar os prodigios Dele.

  1. Vida de oração
  2. Descobrir quem você é  e ter obejtivos de vida.
  3. Ser resiliente às dificuldades da vida.
  4. Encarar suas verdades e coragem para mudar o que está errado.
  5. Desapegar-se do vitimismo.
  6. Abandonar a dependência afetiva de outras pessoas.
  7. Doar-se ao outro sem cobranças.
  8. Compreender que as pessoas são diferentes.
  9. Uma vida condizente com sua realidade.
  10. Tudo deve ser por Cristo, em Cristo e para Cristo.

Como iniciar tudo isso? Um encontro verdadeiro com Cristo! Pedir a Deus que te ajude a alcançar estas graças e, é claro, perseverança nesse caminho! As pessoas que conseguem viver sua fé de forma profunda, mesmo em meio a tantas adversidades, conseguem se considerar pessoas felizes.

O papa Francisco afirma que a felicidade é uma “virtude peregrina” é algo que deve caminhar conosco por toda a vida. Diz ainda: “a felicidade é uma graça para pedir a Deus, maior e mais profunda do que a simples alegria”. Ser feliz é quando mesmo diante a situações ruins ou de tristeza nos reconhecemos cheio do Espirito de Deus, um dom recebido e a certeza que Jesus está ao nosso lado. Felicidade não significa ausência de dificuldades. Afinal Jesus nos disse “Toma e tua cruz e me segue”. Um cristão não pode ser infeliz!

Santa Tereza de Jesus dizia “É justo que muito custe o que muito vale”. Ser feliz pede de nós disposição a vida. Disposição ao irmão. Disposição a Deus. A vida humana precisa encontrar o equilíbrio em Deus para ser feliz.

 

Referências:

- Homilia do Papa Frasncisco, CIDADE DO VATICANO, 10 de Maio de 2013.

- bbc.com

 

Por Greicy Coelho de Souza, Membro da Comunidade Recado.

 

CLIQUE AQUI para descobrir porque esse texto não foi feito só para você e como ele pode chegar à sua cidade INTEIRA!