Espírito natalino: como viver na sua Família

O espírito natalino é um bálsamo para nossa vida após um ano civil de muita correria, trabalho, alegrias, tristezas e cansaços. Parece que passamos o ano inteiro à espera desse momento, como uma mãe que espera ver o rosto de seu filho que irá nascer.

E é exatamente um Menino que traz o sentido do espírito natalino. Isto não apenas para os cristãos, mas para todas as pessoas em qualquer lugar do planeta. Você já observou que o mundo inteiro celebra o Natal, porque ele tem uma força que encanta e envolve!

E o lugar onde o Natal começou foi na família. Deus quis nascer na família, Ele a criou (Gn 2,24) e a valorizou quando veio para a humanidade através da Sagrada Família. Por isso o lar é o lugar da gestação, do nascimento e do fortalecimento da vida e da fé.

Então, vamos espalhar o espírito natalino em nossa família e chegar às festas bem acompanhados pelos nossos entes queridos. Confira aqui algumas dicas para promover a alegria do Natal em família.

O que é o espírito natalino?

O espírito Natalino é, no fundo, o Espírito de Deus, o mesmo que fecundou Maria (Lc 1,26). E Ele deseja que também cada um de nós, esteja “grávido de Jesus” porque é o Senhor quem nos traz o verdadeiro sentido da vida e da felicidade.

Portanto, o espírito natalino é o Amor de Deus que é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5,5). E o amor é o que, de fato, nos preenche totalmente, nos faz ver o outro como nosso irmão e muda tudo à nossa volta sem que saiamos do lugar físico.

Com a visita do Espírito Santo em nós, respondemos ao Evangelho em cada tempo e vivemos as propostas da Igreja, que sempre nos orienta nos caminhos do Senhor com uma preocupação de mãe.

Se é assim, então o primeiro passo é pedir sobre nós o Espírito de Deus, trazendo ao nosso coração a imagem de Nossa Senhora no dia em que ficou grávida de Jesus. E façamos essa oração mental, colocando o coração à disposição da ação divina; e vão algumas dicas!

A oração é o ímã do espírito natalino!

O espírito natalino nos impulsiona para o caminho da salvação e isto significa: mudança de vida, conversão que resultam em alegria! Já viu um cristão que transborda o Evangelho triste? Isso é muito difícil, porque experimenta a presença feliz de Deus em sua história.

E um dos caminhos para essa experiência viva da presença de Deus é a oração! Ela precisa acontecer de forma pessoal, no encontro diário, no terço constante, nas súplicas e louvores durante o dia, nas atividades da casa e do trabalho até chegar à família.

Quando rezamos pessoalmente, temos força e coragem de chamar a família para rezar. E uma ótima dica para este tempo é a novena de Natal; ela favorece um lindo encontro entre irmãos, unidos em torno da Palavra e nestes momentos acontecem o espírito natalino.

E como é bonito quando a família reza em torno do presépio ou de uma vela acesa, com a presença de todos, principalmente das crianças e dos idosos: pessoas sensíveis e cheias de sabedoria sobre a vida. Por isso, prepare sua família para rezar a novena de natal! 

Participar da eucaristia nas semanas do Advento

A eucaristia é o ponto alto da vida cristã. E a Igreja sabe o quanto seus filhos respeitam e admiram a Santa Missa, por isso ela prepara cada celebração para que tenham alimento espiritual para toda a semana. Agora, veja o significado de cada semana do Advento:

#Primeira semana do Advento

“Vigiai e estai preparados, porque não sabeis a que hora virá o Filho do homem” (Mt 24,42-44) – essa é a proposta inicial e ela nos alerta para a segunda vinda do Senhor. Somos convidados à vigilância.

#Segunda semana do Advento

“Fazei penitência, porque está próximo o reino dos céus. Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3,2-3). Agora a voz de João Batista nos convoca à conversão, porque sem ela não veremos o Senhor.

#Terceira semana do Advento

“Faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1,29), a grande figura é Nossa Senhora e seu sim. Por isso que o terceiro domingo é conhecido como Gaudete (alegria), porque se aproxima a grande celebração do nascimento de Cristo.

#Quarta semana do Advento

“Eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, porque aquele que foi nela concebido é obra do Espírito Santo” (Mt 1,20), são os momentos finais para o Natal.

Por isso, convide sua família para participar das missas do Advento e o espírito natalino irá circular entre vocês.

Ir à Solenidade do Natal do Senhor!

Toda a preparação do Advento nos encaminha para a grande solenidade do Natal do Senhor. Ela é o objetivo da oração, da confissão, da penitência, da árvore, do presépio, da superação das diferenças na família e na vida social.

Ou seja, a Solenidade do Natal é a fonte do espírito natalino e deve estar em nossa programação familiar para as celebrações de fim de ano. Mas há tantos compromissos no caminho até a chegada da Missa que isso pede estratégia!

Por exemplo, não deixe de convidar a família para a Missa no dia 24 de dezembro, mas programe antes, veja um horário conveniente para todos estarem juntos! O dia pede muitos preparativos, mas, se todos se ajudarem, não faltará ninguém na celebração da noite.

Assim, através de pequenas iniciativas, o espírito natalino não faltará na família e ainda provocará outras ações como fruto da oração e das celebrações, como a solidariedade com os irmãos mais necessitados. Por isso, deixe o Espírito de Deus surpreender sua família.

Ouça aqui as mais lindas canções de Natal gratuitamente!

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress