Coração de Jesus, fonte de inspiração artística

A inspiração artística é um dom do Espírito de Deus! E o Papa João Paulo II, munido desse dom, escreveu a ‘Carta aos Artistas’ (na solenidade da Páscoa da Ressurreição do ano de 1999). E assim fortaleceu o significado divino da vocação artística quando disse: 

“A verdade é que o cristianismo, em virtude do dogma central da encarnação do Verbo de Deus, oferece ao artista um horizonte particularmente rico de motivos de inspiração. Que grande empobrecimento seria para a arte o abandono desse manancial inexaurível que é o Evangelho!”.

De fato, a figura de Jesus sempre foi uma fonte de inspiração em todas as manifestações artísticas, seja música, pintura, escultura, peças teatrais. De tal forma que, ainda hoje, a maior parte do patrimônio artístico mundial tem relação direta com o Cristianismo.

Portanto, sendo o Evangelho um manancial de inspiração artística, o que será então o Coração do autor do evangelho? Mais que expressões, com certeza, Ele inspira vida à vida dos artistas que têm a felicidade de O encontrar. Entenda melhor sobre esse encontro aqui!

O Coração que é fonte de inspiração artística

O Coração de Jesus é sempre representado na arte cristã, na forma de um coração inflamado, envolto de uma luz divina, sangrando, pois foi perfurado pela lança do soldado, com uma coroa de espinhos e em cima uma pequena cruz.

Por vezes, o coração é apresentado no centro do corpo de Jesus, com suas mãos transpassadas dirigidas para ele, como se  fosse ofertado a uma pessoa que estivesse diante dele, totalmente disponível, até declarando a sede que tem do ser humano. 

As feridas e a coroa de espinhos fazem alusão às condições da morte de Jesus, enquanto que o fogo simboliza o poder transformador do seu amor e da sua misericórdia. Dentre as representações, uma das mais célebres é a do artista Pompeo Batoni (1767), que se encontra na Igreja de Gesú, em Roma.

De fato, esse Coração é fonte de inspiração artística, de várias formas, ao longo dos séculos. Não diferente de hoje, continua a motivar os artistas a fim de que eles transmitam os valores da vida e do amor para toda a humanidade e continua a dizer: tenho sede!

O coração do artista e o Coração de Jesus, fonte de inspiração artística 

Há artistas no mundo inteiro, mas vamos falar sobre o artista cristão, aquele que experimentou um encontro com o Artista Divino, o primeiro a desenhar o universo e tudo que ele contém, sem guardar nada para Si, mas repartindo com todos!

Assim, o artista cristão que se encontra com Deus descobre um chamado, que tem características semelhantes ao Coração de Jesus, rico em misericórdia, cujo maior desejo é entregar-se totalmente ao ser humano, objeto do amor divino.

De forma que o artista cristão é a pessoa que transborda o amor vivido em uma relação pessoal, e se preocupa em falar desse encontro em uma constante saída de si. Ou seja, ele não testemunha seus prazeres, mas o amor que o conquistou.

Podemos assim afirmar que o artista tem sua inspiração artística em Cristo e especialmente na cruz, lugar do esvaziamento total, até a sua última gota de sangue, onde não tendo mais sangue jorrou água. Sim, esse Coração transpassado pela lança do soldado se esvaziou.

A inspiração dos artistas da comunidade Recado

A Comunidade Recado compreende bem a responsabilidade de manifestar as virtudes do Coração de Jesus através das artes, uma vez que o carisma é intimamente associado à espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. 

E, ao mesmo tempo, faz parte da missão própria do carisma anunciar e proclamar, através das artes, principalmente a música, a glória de Cristo Ressuscitado, que tem um Coração humano e divino, que pulsa de amor por cada um de nós.

Sendo assim, o membro Recado tanto quanto está ligado ao Coração de Jesus, é o quanto se lança por inteiro, de corpo e alma, para transbordar a experiência da misericórdia do Coração Sagrado que o feriu profundamente de amor, através das artes. 

Portanto, há na inspiração artística do consagrado, uma retribuição e ao mesmo tempo uma reparação ao Coração de Jesus por tantos que não O amam. E essa arte acontece inevitavelmente de dentro para fora, como uma Kênosis, uma saída movida pelo Espírito. 

Mas é possível reparar o Coração de Jesus através das artes?

Há ousadia em falar sobre reparação ao Coração de Jesus através das artes. Mas para um membro da Recado, a ousadia se transforma em vocação, que é chamado, uma força do Espírito Santo maior que as capacidades humanas. Veja mais:

Mas “reparar” é um ato de restaurar, de se retratar por uma ofensa ou uma falta contra alguém. Então, reparar o Coração de Jesus é ir ao encontro desse Coração, tão ferido pelas ingratidões do mundo, com louvor, gratidão e adoração.

Como também, oferecer o belo através da arte, a fim de atrair as pessoas para que se tornem também adoradoras do Coração de Cristo. E membro Recado também consagra a própria vida para que corpo e alma sirvam para a glória de Deus, através das artes.

Portanto, a inspiração artística tem como fonte o Coração de Jesus. Ele é o motivo da realização vocacional e a força suficiente para enfrentar as consequências da nossa consagração, entre elas o desapego do mundo e o esvaziamento de si.

“O mundo que vivemos tem necessidade da arte…” (São João Paulo II)

São João Paulo II afirmou na carta aos Artistas: “O mundo que vivemos tem necessidade da arte para não cair no desespero”. Sim, precisamos da arte para descobrir a beleza de viver, e a forma de expressar os mistérios da vida, principalmente os mistérios divinos. 

E o melhor de tudo, é que Deus se deixa encontrar através das artes. Portanto, entremos na escola do Artista Divino, ou melhor, da sede desta escola que é o seu Sagrado Coração.

Já ouviu esta canção? Me Convidas – Single by Raquel Carpejani | Spotify

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress