Artista Católico: apaixone-se pela Palavra de Deus por meio da Lectio Divina

É próprio da missão do artista católico ser um autêntico testemunho do belo. Por graça recebida de Deus, e cada qual ao seu modo, da forma como o Senhor inspira a manifestação da sua arte. Por isso, não posso deixar de te perguntar: você já experimentou a beleza de fazer a “Lectio Divina”?

Nesse sentido, não é possível compreender um artista católico que não seja apaixonado pela Palavra de Deus, uma vez que a potência e beleza de sua arte surge como fruto desse encontro profundo com o Criador. 

Há então uma forma especial para que esse encontro seja vivido em toda a sua potencialidade e dele brote novas inspirações e manifestações da beleza que vem do mais Belo entre os belos. 

Trata-se então, da “Lectio Divina”, a Leitura Orante da Palavra de Deus. Se você é um artista católico e ainda não possui uma experiência profunda de encontro com Deus, por meio de Sua Palavra na “Lectio Divina“, te convido a acompanhar este conteúdo para compreender melhor a riqueza dessa experiência.

Lectio Divina: um encontro com o Criador

Antes de tudo, de onde brota a beleza e inspiração das obras do artista católico se essa não surge a partir do encontro pessoal com Deus?

Neste mês de setembro, a Igreja convida os fiéis a meditarem de maneira mais intensa com a Palavra de Deus. Assim, o convite que temos hoje para você, artista católico, é que se apaixone pela Palavra de Deus por meio do método de Leitura Orante da Palavra de Deus, a Lectio Divina.

A grande beleza presente neste método de oração, consiste em, a partir da leitura e meditação da Palavra, contemplar e rezar sobre como ela fala de maneira pessoal a você.

Sobretudo, é Deus que se dirige e fala ao Seu povo e deseja comunicar o Seu amor de maneira profunda e pessoal. Todos os dias Ele nos espera para se relacionar conosco, Sua Palavra viva e atual desperta nos corações  o desejo ardente e sincero de unir-se cada vez mais ao Amado. 

A princípio, é natural que como o início de todo hábito, tenha-se uma certa dificuldade em adquirir constância na vivência desta experiência. Mas que você não se paralise em suas imperfeições. Peça a Deus a graça da constância e fidelidade para que conheça mais profundamente aquilo que Ele deseja te revelar. Suas promessas de amor e fidelidade para contigo. 

Como rezar com a Lectio Divina

São quatro simples passos que norteiam a experiência da leitura orante da Palavra de Deus. Pense nesses passos como pequenos degraus que te ajudarão a crescer na intimidade com o Senhor e no conhecimento de si mesmo.

Antes de esclarecer sobre as etapas da “Lectio Divina“, é preciso lembrar que se faz necessário invocar o Espírito Santo neste seu momento com a Palavra. É Ele o autor e condutor de toda a oração. Assim, inspirado por Ele, o seu coração alcançará a docilidade necessária para compreender aquilo que o Senhor deseja te revelar a cada dia.

Afinal de contas, a Palavra de Deus é viva e a cada dia alcança o nosso coração de acordo com a necessidade daquilo que precisamos estar mais atentos. 

Passos da Lectio Divina na prática

1 – Leitura

Em primeiro lugar, separe o Evangelho do dia, na liturgia diária. Procure ler o texto sagrado em meia voz ao menos por quatro vezes. A cada repetição, observe o que diz o texto, o contexto histórico,  quem são os personagens, suas reações, os acontecimentos. À medida em que realiza a leitura, você pode destacar as palavras e trechos que mais chamaram sua atenção.

2 – Meditação

Em seguida, é o momento de permitir que a Palavra caia em seu coração:

  • O que ela diz a você de maneira pessoal?
  • Qual o momento da sua vida e o que Deus deseja te dizer por meio dessa Palavra?
  • Se abra ao Espírito Santo e seja conduzido por Ele!

3- Oração

Logo depois, a partir da meditação da Palavra é chegada a hora de dialogar com o Senhor:

  • Qual resposta você deseja dar a Ele  a partir deste texto?
  • O que brota em seu coração a partir desta oração?
  • O louvor, a súplica, a contrição do seu coração?
  • Viva esse momento de intimidade com o Senhor!

4- Contemplação

Por fim a Contemplação! A partir de agora, uma nova resposta surge dentro de si. Quais são os atos, o compromisso que você deseja assumir a partir daquilo que te foi revelado? Depois desse momento de intimidade com o Senhor, pode despertar o desejo de configurar o seu coração ao Sagrado Coração de Jesus. De que maneira então, o Espírito te inspira a dar essa resposta?

Você pode começar essa experiência reservando 15 ou 20 minutos do seu dia. Contudo, que o tempo não seja o condutor dessa experiência, mas sim o próprio Espírito Santo. Que o Senhor seja a sua maior prioridade, e que auxiliado por Sua graça você cresça na diligência do compromisso deste encontro repleto de amor.

Um coração que se abre para escutar a Deus e se permite viver as mudanças que Ele o impele, enamora-se a tal ponto que deseja sempre corresponder a esse Amor. Não perca essa oportunidade de provar uma profunda intimidade com o Senhor que ansiosamente espera por ti. Quer uma dica sobre como preparar o seu coração para esse momento de oração?

Reze escutando uma das playlists Recado para você.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress