Durante as férias os hábitos mudam. Os dias são mais longos, os passeios numerosos, as atividades diferentes… Enfim a rotina muda e isto pode nos fazer muito bem! Mas como fazer com a oração diária?
Às vezes parece difícil manter nossos hábitos de oração em nossos horários de férias, aqui estão algumas dicas para renovar nosso tempo com Deus durante as férias.
- Aproveitar o desejo de novidade. As férias podem ser sinônimo de mudanças, de descobertas, de liberdade? Pois bem isto também pode acontecer em nossos costumes de oração. Ofereça a você algumas semanas para explorar um território desconhecido da oração; terço, lectio divina, meditação cristã…
- Criar um pequeno reflexo de louvar. Nas férias, do que posso me maravilhar a cada dia? Do canto dos pássaros? Da vista do mar durante minhas férias? Das refeições em família? Escolha uma destas alegrias e associe-a a uma palavra de louvor. Podendo ser um versículo de um salmo: (Salmo 150,6) (Salmo 103,1) ou um canto de louvor. Assim pensaremos em louvar a Deus pelo menos uma vez no dia.
- Mergulhar em uma saga palpitante. Nas férias, temos tempo para ler e dar asas à nossa imaginação. Com a Bíblia, nós temos acesso, em obras, a mais de 70 livros. As aventuras de Ester ou as desventuras de Jó? As tribulações de um povo em êxodo? As Luzes de Salomão? As visões sobrenaturais do Apocalipse? Há certamente nosso livro para as férias na biblioteca de Deus.
Tomar o tempo de saborear plenamente. As férias, é a época de sabores frescos e doces no paladar. Escolha cuidadosamente.um versículo da Bíblia, o seu versículo das férias. E saboreio durante todo o dia, ao longo das férias, para deixar escapar todos os seus sabores, dar-lhe tempo para se abrir e nos permitir descobrir toda a sua riqueza. Manteremos assim ancorado em nossos corações, o perfume das férias para o ano todo.
Alice Ollivier para Hozana.org/pt