Se você der uma olhada rápida no ano que passou sem pensar muito… o que você diria sobre 2021? Preferiria começar se lamentando ou dizendo aquilo que foi bom? O que precisaria ser melhorado?
Minha experiência de vida e com a Palavra de Deus me ensina a olhar primeiro para o que eu experimentei de belo e bom – como isso faz bem à alma! Pensar assim não significa excluir as lembranças dos tempos difíceis ou ruins (simplesmente não os quero tomando o primeiro lugar na minha memória).
Ter uma visão positiva dos eventos passados é uma ótima maneira de enfrentar o presente e caminhar sem medo para o futuro. Fico feliz com aquilo que foi bom, e tento melhorar para que seja ainda melhor. Sobre as situações dolorosas, digo a mim mesmo que elas me ajudaram a ser mais forte, e que com a experiência adquirida, posso até ajudar outras pessoas que estão passando por algo semelhante.
Aliás, por que não fazer dos momentos dolorosos uma espécie de adubo que permitirá um bom plantio e uma ótima colheita no presente e no futuro?
Quero propor para você um caminho de reflexão honesta sobre o encerramento de mais esse ciclo. Convido você a olhar de forma profunda para as conquistas e falhas deste período, e ver que todas elas são grandes oportunidades de crescimento e gratidão. Então, o que você diria sobre 2021?
A satisfação na vida não depende apenas de sucessos, mas de aprender a apreciar, valorizar e agradecer por tudo aquilo que temos hoje. Uma boa avaliação pessoal é uma maneira de se conectar consigo mesmo e com Deus. No site Hozana, você encontrará uma jornada de seis dias que ajudará você a fazer uma revisão de vida e a se preparar para o novo de Deus. Clique aqui para participar.
No início do ano, a liturgia nos dá textos de bênçãos, ação de graças, confiança e alegria. Este é o convite do Senhor a cada um de nós! Se a Igreja celebra Maria, Mãe de Deus, no dia 1° de janeiro é precisamente porque ela viveu tudo isso de maneira intensa e bela e porque ela pode nos ajudar a viver deste modo.
Quando a Santíssima Virgem encontra sua prima Isabel, ela lhe diz: “Bendita és tu entre todas as mulheres, e o fruto do teu ventre é bendito” (Lc 1,42).
Maria foi cheia de graça, bendita entre todas as mulheres, escolhida para dar ao mundo o Bendito de Deus, o Cristo nosso Senhor e Salvador. Maria é a mulher abençoada por excelência. Porque é bendita, ela bendiz ao Senhor, dá graças, confia plenamente n’Ele e fica cheia de alegria: «Alegra-te, Maria»!
Proponho para você um retiro de 12 dias para trabalhar o seu louvor. 12 meditações. 12 oportunidades para acolher o ano novo com alegria.
Deus permanece conosco porque nos ama e nos encoraja a contemplar o futuro com louvor. Portanto, devemos colocar o ano que se inicia em Suas mãos e recebê-lo com boa atitude e esperança.
Convido você a dedicaremos esses primeiros dias do ano para trabalhar diariamente o seu louvor. As palavras desse retiro nos animarão a viver cada dia do ano com gratidão, alegria e boa vontade.
Sabendo que teremos desafios e lutas, mas reconhecendo que Deus nos capacita com todas as ferramentas necessárias para seguir em frente, dar o melhor de nós mesmos a serviço do mundo e usufruir dos bens que vêm de sua bondade.
Esses 12 dias são animados pelos padres Felipe Zanoto (consagrado da Comunidade Recado), Emmanuel Albuquerque e pela missionária Débora Moreira (consagrada da Comunidade Recado e responsável da rede social de oração Hozana em português).
Participe agora mesmo deste retiro e viva 2022 com muito louvor e alegria! Clique aqui para se inscrever!
Padre André Favoretti @p.andrelf